quarta-feira, 28 de setembro de 2011

AGRICULTURA: Edilson da Luz pede incentivo para a agricultura em Jacarezinho

Da Assessoria

O Vereador Edilson da Luz(PSDB) entrou com a indicação(345/2011), solicitando da Prefeita Municipal e Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, visando estimular o desenvolvimento da agropecuária a fim de atrair agroindústrias para Jacarezinho, possibilitando que seja cumprida a promessa de uma vida melhor para todos os jacarezinhenses.

Segue abaixo a íntegra da indicação:


INDICAÇÃO N. 345/2011

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Jacarezinho,

O Vereador abaixo assinado, com base no Artigo 112 do Regimento Interno e considerando que no próximo ano ocorrerão eleições para Prefeito e Vereadores, sendo que os candidatos já estão se articulando para esse processo. Nesse momento, ouve-se falar muito em nomes, siglas partidárias, mas pouco se fala acerca de projetos e bandeiras políticas. Regra geral, todos tocam na mesma tecla – oferecer uma vida melhor aos cidadãos. Como conseguir esse objetivo ninguém disse até o momento. Do lado da situação, os atuais ocupantes do poder enaltecem seus feitos. É posto de saúde pra cá, escola pra lá, um asfalto aqui, umas casas acolá, e por aí vai. Políticas estruturantes, mesmo, nenhuma é definida. Soluções definitivas nem pensar.
A população de Jacarezinho precisa saber que nos últimos dois mandatos a arrecadação municipal quase dobrou, mas os serviços públicos continuam precários e insuficientes. Além do aumento significativo e até exagerado dos tributos municipais, a arrecadação municipal, via transferências da União e do Estado do Paraná se elevaram muito. Quase toda obra erguida aqui no Município existe nos Municípios vizinhos ou está em vias de existir, porque integram programas governamentais antes inexistentes. 
Em Jacarezinho, porém, ainda não temos um projeto local de desenvolvimento que transforme nossa realidade socioeconômica.
Olhando para os Municípios da região é possível identificar iniciativas que deram certo e que não fomos capazes nem de copiar. Um hectare de bananais, sem irrigação, rende mais ao produtor rural do que dez hectares de soja, e a bananicultura gera 700 empregos diretos em Andirá, por exemplo. O mesmo acontece com estufas de hortifrutigranjeiros, em Bandeirantes já são mais de 400 unidades. Em Ribeirão Claro a ênfase é para os orgânicos. Poderíamos ter aqui plantações de cítricos, piscicultura, silvicultura. A renda do produtor rural e a otimização do uso do solo poderiam gerar um enorme ganho para toda a comunidade, mas não há projetos nessas áreas; a própria avicultura encontra-se estagnada, sem investimentos novos, de porte.
Em vez de buscar a transformação do padrão econômico, gerar mais dinheiro no Município, fazer circular mais riqueza, gerar tributos sem aumentar alíquotas, distribuir benefícios por intermédio de um serviço público com mais qualidade, permanecemos na mesmice de percorrer ministérios atrás de uma obra de engenharia civil para a qual não existirão os recursos necessários para fazê-la funcionar direito. Não adianta construir posto de saúde sem a contrapartida da contratação de médicos, enfermeiros e aquisição de remédios e exames. É por isso que um surto ou epidemia de dengue, como verificado este ano, não nos surpreende.
Não sou contrário à construção de obras públicas, elogio a disposição do Governo Municipal em fazer esse tipo de obras, mas uma Administração que se preze não pode se limitar a isso. É preciso repensar esse modelo. 
INDICA à Mesa que seja enviado ofício à PREFEITA MUNICIPAL DE JACAREZINHO e as SECRETARIAS MUNICIPAIS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO e da AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, solicitando-lhes que procurem estimular o desenvolvimento da agropecuária a fim de atrair agroindústrias para Jacarezinho, possibilitando que seja cumprida a promessa de uma vida melhor para todos os jacarezinhenses.
Jacarezinho/PR, 19 de setembro de 2011.



EDILSON DA LUZ
Vereador/PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário