quinta-feira, 28 de julho de 2011

VILA RURAL: Vereador pede poço artesiano para comunidade

O vereador Edilson da Luz entrou com Indicação em favor das famílias que residem na Vila Rural Novo Texas, que sofrem com a falta de água para o cultivo de suas propriedades. A Indicação n.247/2011, endereçada à prefeita Tina Toneti e ao Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Nazareno Iurk, solicita a  realização de estudos com vistas a instalar um poço artesiano na Vila Rural Novo Texas, viabilizando a prática da agricultura familiar nessa localidade.
No local habitam cerca de 50 (cinquenta) famílias, que desenvolvem a agricultura familiar em suas propriedades, e a água é extremamente necessária para o desenvolvimento da atividade agrícola por tais famílias. A falta de água é tão acentuada, que no período de estiagem, além de a prática da agricultura familiar ser prejudicada, inexiste qualquer ribeirão nas proximidades daquela localidade, inviabilizando qualquer cultivo, cita os moradores José Luiz Ribeiro, Jerry Miranda, Lori da Silva e Renato de Souza.

Agricultura Familiar
Edilson acredita que com a implantação do poço artesiano, a capacidade de produção será aumentada significadamente. Segundo vereador, os moradores dedicam à sua área de terras o sustento da família, e investir na agricultura familiar é uma das metas do governo federal.

O agricultor José Luiz Ribeiro, cultiva hortaliças, como seu amigo Jerry Miranda. Além das hortaliças, há plantação de pimentas, feita por Lori da Silva e beringelas que são cultivadas por Renato de Souza.

O vereador vai encaminhar cópia da Indicação à Deputada Estadual Rose Litro(PSDB), que se prontificou em intermediar os pedidos junto ao governo do Paraná, sendo mais uma aliada do povo de Jacarezinho.
Quero parabenizar esses guerreiros anônimos pela luta e perseverança com a terra, que não contam com nenhuma segurança para produzirem o alimento, e espero que prefeitura municipal e secretaria do meio ambiente do Paraná se sensibilizem em favor do pequeno agricultor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário