domingo, 28 de agosto de 2011

Celepar recebe vereadores de Jacarezinho no Paraná em Ação

De Programa Paraná em Ação

Os vereadores Edilson da Luz e Wanderlei Amancio de Morais (Wandinho) no estande da Celepar. Eles querem replicar a experiência na região do Norte Pioneiro. Foto: Eloir José Sbalqueiro

Os vereadores de Jacarezinho Edilson da Luz e Wanderlei Amancio de Morais (Wandinho) passaram dois dias no Paraná em Ação para, como disseram, "melhor conhecer esse projeto do governo do estado". Eles vieram a convite da Celepar e do secretário Wilson Quinteiro.

"A gente percebeu a importância social desta ação que está ajudando as pessoas mais simples das comunidades locais. E a nossa expectativa é que o projeto seja levado para nossa região". Os dois vereadores parabenizaram o governo do estado pela promoção do evento.

Recentemente, Edilson e Wandinho receberam a equipe da Celepar na Câmara Municipal de Jacarezinho, oportunidade em que a empresa apresentou projetos que estão sendo realizados juntos aos órgãos públicos estaduais na região do Norte Pioneiro. Os trabalhos do Paraná em Ação prosseguem até às 17h00 de amanhã (28), no Ginásio de Esportes Tancredo Neves, em Sarandi.


Projeto de inclusão digital é destaque no Paraná em Ação
O projeto de inclusão digital “Com você nas redes sociais”, desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), é uma das novidades desta primeira edição de 2011 do programa Paraná em Ação, que acontece neste fim de semana em Sarandi, região Noroeste do Estado. Três monitoras auxiliam o público a navegar gratuitamente neste universo e, principalmente, a criar suas próprias redes de relacionamento, através de 10 computadores instalados no estande da empresa.

O secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, destaca a importância dessas parcerias para o sucesso do evento. A Celepar, segundo ele, desempenha um papel fundamental, já que provê a infraestrutura básica de informática para que o Paraná em Ação possa prestar atendimento ao cidadão.

Os frequentadores do estande da Celepar, a maioria adolescentes sem computador em casa, procuram extrair o máximo possível de informações durante o período em que estão recebendo orientações da equipe técnica. Além disso, eles recebem uma cartilha com um ”mascote” apresentando a empresa e dicas de informática, através de jogos e brincadeiras.

“Bacana. Valeu a pena estar aqui”, disse Alefem Mateus Tomacheski, 11 anos, empolgado com a chance de navegar pela internet, o que não pode fazer em casa. Outro exemplo é o de Vitor Torugo, 10 anos, que também achou ”bacana” esta interação com o computador. Ele veio acompanhado pela mãe, Lucilena Bandera, que elogiou o programa.

Mas a participação da Celepar no Paraná em Ação vai muito além do projeto de inclusão digital e do atendimento direto ao cidadão. Uma equipe de técnicos de Curitiba e dos núcleos regionais da Celepar de Maringá e de Umuarama trabalha cerca de 10 horas por dia, desde o início da semana, para que o evento funcione normalmente. A empresa responde pela infraestrutura que permite o funcionamento de 60 computadores instalados nos estandes dos vários parceiros do evento.

Além da montagem e configuração de todas estas máquinas, a Celepar tem por missão, até domingo (29), prestar suporte técnico à logística de informática. Outra atribuição da empresa é permitir o acesso à internet sem fio no Paraná em Ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário